quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Duvido!




"Se você está tranquilo... é porque está mal informado" (frase escrita num muro em São Paulo)

O professor Alfonso López Quintás escreveu que "hoje, nem tudo está perdido, mas tudo está ameaçado". A suspeita domina. É difícil sentir-se completamente confortável na igreja de hoje. A "criatividade" duvidosa (por vezes, dolorosa) produz do ridículo ao bizarro em mísera meia hora de "culto".


Assumo: tô duvidando de tudo! Surge mais um apóstolo: duvido! Inventam mais uma "unção poderosa da sagrada fé": duvido! Acontece mais uma "micareta evangélica": duvido! Ocorre mais um surto de "milagromania": duvido! Outro "profeta" solta a "verborréia" (como diz o professor Gabriel Perissé), e eu duvido! Minha veia bereana fica alucinada toda vez que essas "coisas" ocorrem.


A salvação está na dúvida! Está na coragem de denunciar o óbvio. Na liberdade para ser do contra. Na alegria em não ser parte da mesma engrenagem tendenciosa do evangelicalismo de mercado da atualidade. Essa feira teológica é deprimente.


Por favor, chega daquelas fugas do tipo: "só devemos orar"; "não toque nos ungidos..."; "cada um tem um ministério..." Essas fugas são apenas asmuletas que alguns usam para iludir as próprias pernas. Em nome do "ministério" surge cada palhaçada... Em nome dessa tal "unção", os púlpitos estão lotados de vigaristas da religiosidade. Em nome da "oração", a gente deixa a coisa correr... só Deus sabe para onde.


Um amigo meu, dos tempos de seminário, escreveu em sua página do Orkut: "Não me envergonho do evangelho, mas morro de vergonha dos evangélicos!" Por mais doloroso que seja, preciso concordar com ele. Duvido porque sei que o que vejo hoje não é digno do meu esfoço de fé.


Duvide! Não leve pra casa esse marmitex religioso apodrecido.Isso é o pecado da gula! Comer só por comer e beber só por beber, é matar de fome e sede nosso ser!


Aliás, fique à vontade pra duvidar desse texto também!



Alan Brizotti

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O que a migração dos golfinhos dirá sobre os acontecimentos futuros?





Um fato no mínimo curioso aconteceu entre dois à três dias atrás em San Diego, Califórnia - EUA.


Um grupo de 100 mil, isso mesmo, 100 mil golfinhos está realizando um processo de migração para uma região ainda não exatamente definida. Agora você pode me dizer que isso é totalmente comum, correto?, podemos dizer que sim, mas vamos analisar os fatos. (Abaixo o vídeo dos animais migrando).




Geralmente, os golfinhos praticam uma migração buscando alimento ou mesmo apenas por mudanças de ambiente e, quando fazem isso, montam um grupo de no máximo 200 animais. 

O mais intrigante mesmo é lembrar do Tsunami de 2004 na Tailândia (Sismo do Índico), cujo causou um número de 285 mil mortos. Mas o que isso tem a ver com os animais? A resposta é simples, tem a ver que nesse período, os Elefantes da região, se comportaram de forma muito 'estranha' e fugiram para as colinas, salvando-se da catástrofe. 

Outro fato simples, para nos ajudar a pensar, foi a migração de quatorze tubarões galha-preta, que residiam no litoral da Flórida, para outra região e que após isso, surge o furacão Charley. Esses animais mantiveram-se afastados por duas semanas do local. 

Os animais são seres sensíveis a essas situações naturais, por exemplo, ratos fogem de construções antes de quedas, ursos acordam de suas hibernações antes de fatos, animais aquáticos pulam para além da superfície da água, cachorros mudam seus comportamentos e odores ao sentirem ameaçados naturalmente (quando digo naturalmente é pela natureza e não pelo resultado do ser humano). 

Agora reunimos os fatos. Os animais sentem o que irá acontecer, os golfinhos estão praticando um fato isolado e não é um grupo comum, é um grupo de 100 mil. Muitos cientistas e pessoas, esculacham a situação. A questão é esperar se irá acontecer algo na região de San Diego, ou não.

Será???

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Infelizmente você nunca terá todas as respostas




Vejo várias pessoas mergulhando de cabeça em questões que sempre foram debatidas, logo depois da tragédia de Santa Maria. Muitas perguntas, diante de muitos tipos de argumentos que na maioria das vezes geram mais perguntas ainda!

Lembro-me quando comecei a estudar teologia e comecei  a me interessar pelo calvinismo e as doutrinas da graça. Recordo-me como se fosse hoje me aproximei de um dos professores chamado: Marcelo Lemos (editor do blog Olhar Reformado). Perguntei para ele:

- Irmão estou com dúvida nesses versículos aqui

Ele me respondeu tranquilo como sempre:

- Você tem apenas uma dúvida? Então você está muito bem! Pois eu tenho várias...

Essas palavras sempre voltam na minha cabeça e realmente quanto mais você ler e estuda as escrituras mais duvidas vão surgindo, seu leque de conhecimento abre e traz consigo possibilidades que você nunca imaginou (sem falar da apostila que ele me deu sobre Soterologia que até hoje não terminei de ler "risos").

Tenho certeza que todo mundo pensa que seria muito mais fácil relacionar-se com um Deus que respondesse nossos questionamentos com a simplicidade de um "sim" ou um "não", prontamente, logo que perguntássemos: "É isso, Senhor?".

Aliás, seria muito mais fácil se, na verdade, Ele simplesmente respondesse. Às vezes, parece até brincadeira de mal gosto. Como, Alguém que chama à existência as coisas do nada e se nega a responder um simples questionamento do tipo: "Por que, meu Deus?"

Eu sei, você pensa isso, mas não tem coragem de dizer, concorda? Deixa que eu digo por você.

Como pode um Ser que é eterno e tudo vê não nos dar pistas de uma saída rápida, indolor ou simplesmente de uma forma de se esconder do mundo?

Por que, mesmo depois de termos feito tudo certinho, como manda a cartilha, a coerência, a simplicidade, o curso natural da vida... por que, mesmo assim, dá tudo errado?

Por que, mesmo me expondo às vezes ao ridículo, acreditando inocentemente na boa vontade do ser humano, nas palavras de amor, nas promessas ao pôr-do-sol, naquilo que tinha tudo para dar certo... Por que? Por que mesmo assim estou tão frustrado?

E por que esse aperto na alma? Por que ao apagar a luz ele não desaparece? Amadurecimento? Pra quê? Eu não pedi isso! Eu só queria ser feliz.

Bem, eu jamais seria pretensioso o bastante para filosofar sobre esses questionamentos da vida que mais parecem flechas em chamas nos atingindo nos momentos mais inesperados, mas ouso propor uma resposta - e lhe peço, não fique triste com sua obviedade: "A vida é assim".

Lembra quando Jesus decidiu vir a esse mundo entregar-se por amor a nós? Percebeu que Ele, mesmo sendo Deus, decidiu submeter-se à essa mesma lei da vida. No Getsêmani, pediu para, se possível, não passar pela dor, mas ouviu um angustioso "não!". Perguntou por que Seu Pai o abandonara, e a resposta foi o silêncio. Fez tudo certinho, amou, perdoou, curou... mesmo assim, o rejeitaram. Expô-se ao ridículo em silêncio, e realmente não o ouviram. Mesmo assim, depois de tudo isso, triunfou!

E veja, triunfar é diferente de vencer. Venceram, aqueles que quiseram matá-lo e conseguiram. Venceu, quem quis lhe machucar e conseguiu. Venceu, quem lhe caluniou e tirou-lhe o prestígio. Venceu, quem prometeu sempre estar ao seu lado e lhe abandonou. 

Porém, triunfará, aquele que mesmo sendo humilhado, rejeitado, caluniado e abandonado permanecer em pé. Mesmo que abatido, mas não destruído. Mesmo que atribulado, mas não angustiado. Mesmo que perseguido, mas não desamparado. Mesmo que apoiado no pouco de esperança que restou, mas ansioso pelo raiar de um novo dia... esse triunfará!

Coitado de Jó! Quando Deus aparece para ele nada fala sobre o seu sofrimento .... Mas ele entendeu quem era Deus ao declarar: "Bem sei que tudo podes e nenhum dos seus planos pode ser frustados".

Veja! O sol está nascendo... outra vez!

Na paz de Cristo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...