terça-feira, 14 de janeiro de 2014

As muletas da graça!



Antes de entrar no assunto que pretendo discorrer nessa postagem, gostaria de fazer algumas observações:

Será que existem diferenças entre costumes e doutrinas?

Lembro de um amigo que recebeu um brasileiro que estava na Angola como missionário; lembro muito bem dos seus olhos arregalados ao me falar que que o irmão estava muito diferente daquilo que era antes, afinal ele ia pra igreja de terno, gravatinha (tudo como manda a cartilha) e agora estava com uma especie de vestido colorido com uma coisa na cabeça parecendo um chapeuzinho rs. Não pude me conter, tive que rir bastante! Essa historia pode parecer estranha e sem significado para muita gente, mas na realidade é algo muito presente dentro das igrejas, inclusive onde eu congrego a Assembleia de Deus.

Essas pessoas não conseguem compreender que costume se muda com o tempo de varia da localidade ao contrario da doutrina que é bíblica e imutável

Vamos as observações:

1° Os costumes são mutáveis: Posição social, sociedade, nível de instrução, cultura e etc. existem varias variáveis que fazem os costumes serem diferentes de um lugar para o outro. Se não acredita de uma volta até mesmo dentro do Brasil é verá o que estou falando!

2° A doutrina é imutável: Ela não varia com o tempo, lugar, sociedade, cultura, posição social, nível de instrução, e etc. Exemplo: Cobiçar era pecado no AT e continua sendo hoje ou seja aquilo que é bíblico é imutável.

Conforme citei acima,  entenda quando um crente perguntar se na sua igreja tem culto de doutrina, supõe-se que esta pessoa esteja perguntando se há ensino na sua igreja; a resposta será sim; entretanto o que algumas igrejas chamam de doutrina, não passa de mero costume humano, daí a grande confusão que fazem! Seus cultos doutrinários viram verdadeiros cultos carnais de ensino de tradições e a Palavra de Deus é deixada de lado.

Nestes cultos ensina-se que a mulher não deve usar batom (tentam achar isso na Bíblia), ensina-se sobre o cabelo, o tamanho e o uso da gravata, do terno, etc. Somente a doutrina da Bíblia não é pregada!

Resultado: São gerados crentes fariseus, superficiais, meninos e frágeis.

Meus irmãos, o problema não está no costume em si; pois este pode até não ser pecado e ser algo indiferente; se alguém acha que não se deve jogar bola, por exemplo, porque isso pode não ser edificante ou coisa parecida; tudo bem, mais daí a querer impor isto como ensino e verdade bíblica, isto é perigoso!

O maior problema destas igrejas e destes crentes (individualmente falando), é que colocam seus costumes e tradições em grau de importância igual ou superior a Graça de Deus. Exemplo: Para as irmãs serem salvas precisam aceitar a Jesus e colocar uma saia. A irmã que não usa saia; não é salva! Isto é como dizer que temos que aceitar a Jesus e guardar o sábado!

É extremamente perigoso quando se colocam muletas para ajudar a Graça! Fatalmente começaremos a prestar mais atenção nas muletas!

Outro detalhe é observado também na dureza de coração, o modo com o qual se dirigem àqueles que não seguem as suas tradições. As pessoas que cumprem determinados costumes, por vezes, tratam os demais irmãos com desdém; arrogância e até estupidez e maldade.

Quando se faz evangelismo, nos deparamos com “crentes” que nos tratam de modo pior do que os ímpios. Algumas jovens são até mesmo ofendidas simplesmente por usarem calça comprida.

Pense bem: Se o uso de determinados tipos de roupas (vale lembrar que não estou falando de trajes sensuais, pois existem calças indecentes e saias indecentes); fosse realmente proibido na Bíblia, isto daria respaldo para maltratarem os que estivessem errados? O que se faz com aquele que está afastado? Acabamos de matar? Ferimos?

Se, por exemplo, o usar de uma jóia fosse realmente pecado, a atitude para com estas pessoas seria a de compaixão e não a de ódio declarado e desprezo!

Cuidado! O farisaísmo leva ao fanatismo extremo e ao ódio! Olhem para os países islâmicos, onde as mulheres podem morrer apenas por terem esquecido de usar o véu.

Abandonando as muletas para viver aquilo que Cristo conquistou por mim, sem mérito nenhum meu!

Somente a graça!

Robson Moreira - Na verdade e no amor de Cristo





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...