segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por que vamos à igreja?









E foi exatamente esse panfleto que me trouxe à reflexão no dia de hoje. Estamos educando cristãos que rumam em busca de milagres a todo custo. Estamos impregnados pelo ranço sincrético religioso, já que necessitamos de muletas e amuletos para colocar em prática a nossa fé. Os cristãos de hoje estão sendo educados a manipular o sagrado em seu favor, achando que Deus tem a obrigação atender a todos os pedido, conforme escrevi no post "O Deus Fada Madrinha".

Pra conseguir o que queremos, somos capazes de nos submeter aos mais esdrúxulos rituais, como é o exemplo do panfleto acima: "QUEIME ESTE PAPEL E TRAGA AS CINZAS NESTE SAQUINHO". Será que realmente estamos vivendo sob a Graça de Deus? Será que somos humildes o suficiente para aceitar a vontade dEle para a nossa vida? Ou estamos manipulando o sagrado a nosso favor?


De todas as indagações que faço, a seguinte é mais forte: queremos educar uma nova geração para ir à igreja buscar bençãos, buscar resolução para seus problemas, a frequentar uma igreja no domingo a noite porque lá recebe as respostas para seus problemas? Será que estamos indo à igreja pra ter nosso ego afagado por palavras de sucesso e vitória? Pelo contrário, essa geração precisa ser ensinada sobre o verdadeiro significado de igreja. Os jovens precisam aprender com os mais velhos o que é evangelho. E evangelho não é, nem de longe, receber milagres a todo custo e momento. O evangelho da Graça é mudança de mente, é passar palos problemas sabendo que Cristo nos está sustentando.

Segunda a Bíblia, a Graça de Deus é suficiente para nós e nos faz suportar os problemas da vida. A grande notícia do evangelho de Jesus Cristo é que nesse mundo teremos aflição, mas que o nosso Senhor é muito maior que esse mundo. Jesus em momento algum prometeu que a nossa vida seria um mar de rosas, também não prometeu que teríamos soluções miraculosas para todos os nossos problemas. Pelo contrário, com Ele em nossa vida, somos capazes de suportar os problemas e continuar tendo fé nEle. Se alguém busca felicidade no evangelho de Jesus Cristo, vai se frustrar grandemente, pois o que o evangelho propõe e proporciona é a libertação do ego humano, fazendo com que o salvo em Jesus Cristo olhe mais para o seu próximo que para si mesmo e seus problemas. Precisamos ensinar isso aos nossos jovens e, além disso, mostrar para eles que o motivo de nos reunirmos em igreja, é celebrar a nossa salvação em comunidade.

Que nos ajuntemos, não para manipular o sagrado a nosso favor, mas para celebrar a nova vida que recebemos quando fomos alcançados pela Graça daquele que nos quis salvar. Por que não nos reunimos com o intuito de celebrar a nossa salvação, e deixamos que através dessa reunião de salvos o Espírito Santo ministre conforme a vontade de Deus? Sem rituais, sem amuletos, sem "movimentos", sem sincretismo. Apenas e tão somente o evangelho da Graça de Deus.

Soli Deo Gloria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...