quarta-feira, 4 de abril de 2012

O problema está no fato da igreja ser pequena?



 É comum no meio cristão, mas precisamente no meio evangélico, a comparação entre igrejas, igrejas grandes e pequenas, pastores “pescando em outros rios” na tentativa de retirar o irmãozinho de uma igreja e levar para a sua, porque ela é mais aconchegante, mas confortável, mais alegre, estes e outros argumentos são utilizados para medir a eficácia de uma igreja.

Se a igreja é pequena, que pena, algo de errado deve estar acontecendo com ela, talvez trocar de pastor, quem sabe! Talvez mudar o método, colocar ar-condicionado no prédio, cadeiras almofadadas, dar um tempo maior na liturgia para o grupo de louvor, ler menos aquele livro entediante, de letras miúdas! Pastores correm atrás de aumentar numericamente os membros, acarretando uma falência espiritual, mas temos um exemplo bíblico de que uma igreja pequena era tremendamente abençoada, que números não significa realmente que as coisas estão dando certo, não significa que métodos humanos são eficazes, que existe uma salvação genuína em uma igreja abarrotada de membros.

Uma das igrejas citadas por João no livro de Apocalipse, que recebeu a carta enviada por Cristo tinha uma peculiaridade especial! Era a pequena Igreja de Filadélfia. Uma igreja missionária!

Filadélfia ficava num vale aos pés de um platô montanhoso. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do seu Reino no segundo século a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodicéia ao sul. Nos tempos do novo testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia e era usada para estabelecer uma passagem para a cidade de Frígia, no intuito de helenizar as populações ao redor. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores, mas posteriormente foi reconstruída com ajuda do imperador Tibério.

Assim como a cidade era utilizada como um ponto estratégico para a extensão da cultura grega, foi também com a igreja de Filadélfia, onde o Senhor relata: “Conheço as tuas obras, eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar”. Era uma igreja pequena, pois os membros não permaneciam muito tempo naquele local, logo saiam em jornadas missionárias, como a cidade de Filadelfia, a igreja também era um posto avançado, mas do cristianismo!

O nome Filadélfia significa amor fraternal e foi desta maneira que o Senhor declarou seu amor por uma igreja pequena, uma igreja que passava por abalos, mas uma igreja perseverante!

Você tem pena de uma igreja pequena! O Senhor não!

Um comentário:

  1. Ola, que postagem maravilhosa, vim aqui pra lhe da os parabens, ja estou seguindo seu blog. Segue o meu de volta: http://blogwilderlansousa.blogspot.com desde ja agradeço! abraços...

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...