terça-feira, 13 de novembro de 2012

Reflexão: A presença de Deus!







Êxodo 33:18 “ Rogo-te que me mostres a tua Glória "


“Clamou Moisés a Presença do Senhor Deus: Se a tua Presença não for comigo não me faça subir deste lugar” (v.15).



A presença de Deus é muito importante na nossa caminhada diária, fico triste quando percebo que algumas pessoas associam a presença de Deus aos cultos apenas; o que seria de nós se isso fosse verdade? Mas talvez isso explique muito bem a maneira que alguns crentes vivem... Supostamente triunfam no culto domingo, ao som de: Recebaaaaaaaaaaaaa. - Brada o pregador. Mas na segunda vivem como se estivessem longe da presença de Deus, essas pessoas deveriam entender que a presença de Deus está em todos os lugares. Isso é onipresença! Na igreja dizem que a presença de Deus é marcada pelo sobrenatural e  por nos dar (nem que por alguns instantes) um gostinho do seu poderio, mas isso não é o principal, quando percebo que vivo na presença de Deus e não apenas no domingo; percebo que ela me traz  paz, uma doce paz nesse mundo de caos. Aliás, quando percebo a presença de Deus ao meu redor, o caos vira ordem. O medo do amanhã desaparece e meu coração se enche de esperança. O chão se torna firme como uma rocha!


Moisés entendeu que anjo algum poderia substituir a presença de Deus (pobres crentes anjólatras...). Davi clamou por misericórdia e desprezou suas posses, seus cavalos, seu poderio... pediu apenas que Deus não retirasse a Sua presença.

Por tudo isso, entendo que o maior desafio para o homem de hoje é perceber a presença de Deus em lugares improváveis. Digo "desafio" pois a maioria dos colegas pregadores insiste em me dizer o seguinte:





1. A presença de Deus depende de LUGAR 

"Irmãos, estou sentindo algo diferente AQUI nesse púlpito!"


"Jerusalém ou Gerizim?", perguntou a samaritana. 

A ideia de que há um lugar mais santificado em detrimento de outros é antiga. Talvez o púlpito mais elevado não seja apenas para que todos possam ver os ministros, mas para que os vejamos de baixo para cima.

Acostumamo-nos a cantar "Quando aqui cheguei o meu Senhor já estava" por conta dessa ideia de lugar santo. Pedimos para Jesus: "Óh, vem... e toma o Teu lugar" talvez porque se tenha a sensação de que a presença de Deus é algo distante. Que chega. Que aparece. Que se invoca.

Ele já está presente entenda!

2. A presença de Deus depende da minha VONTADE 

"Vou contar até três e você vai sentir algo diferente aí..."."Despede-nos na Tua paz, Senhor". 

"Irmãos, Jesus acabou de entrar por aquela porta!" - Além de chegar atrasado, ainda nos faz de idiotas por todo esse tempo que estamos cantando (rs).

Recentemente, conversava com um jovem pregador, que me dizia como era difícil fazer o "fogo cair".  Muitos pregadores atuais, sustentam essa ideia em seus "Shows", e a quem diga: - Fulano é pregador para festas! Quanta loucura, as vezes vejo algumas cenas que parecem mais ginastica laboral do que pregação; levante a mão, levante o pé, fale isso, faça isso, só recebe se fizer... Deus tenha compaixão! Realmente alguns jovens pregadores estão carregando uma carga muito pesada em  "fazer o fogo cair", até mesmo por que o espirito Santo está entre nos, ele vai descer de novo? Deveríamos apenas pregar a palavra! Convencer pecadores é uma ação do Espirito Santo, não nossa! Quando as pessoas entenderem isso a carga pesada vai sumir.

E o pior é que, aquilo que a princípio parece apenas um erro coloquial é na verdade um péssimo sintoma da superficialidade. Acredita-se que tal pregador ou pastor "faz a igreja pegar fogo". 




3. A presença de Deus depende da minha SANTIDADE 

"Ouvi dizer que esse pastor passa dias em jejum antes de ministrar. Por isso que quando Ele prega Deus se faz presente."

Alguém  me disse esses dias que "só quem não entende a graça é que a usa como desculpa para pecar". Posso acrescentar que aqueles que "não pecam" também não entenderam. Acreditar que a presença de Deus "chegou" porque busquei-o a madrugada inteira é pura mediocridade. O filho pródigo já nos deu o recado: não é pelo que eu fiz, nem pelo que deixei de fazer, Ele me ama porque sua essência é amor.

Ele está pela sua graça , não pelos meus méritos.




4. A presença de Deus depende de meus TALENTOS 

"Senhor, mas em Teu nome expulsei demônios, cantei no coral, toquei na orquestra, preguei no congresso... Como Você pode não lembrar de mim?"

Alguns firmam-se tão fortemente em seus dons e talentos que não temem mais o pecado. "Eu não tenho medo de capeta nenhum...". Dessa forma, tornam-se vulneráveis a qualquer tipo de lascívia ou à sedução do poder, prestígio, status. Precisamos entender que os talentos são ferramentas nos dadas como verdadeiros presentes, a fim de que estes edifiquem a igreja. Passaporte pro Céu é sangue carmesim!


É preciso entender ...

Deus está aqui nesse exato momento. Me inspirando, me ouvindo, me dizendo, me olhando. Agora riu comigo. De emoção, verti uma lágrima... Parece que Ele riu de novo. Pelo menos por agora não me importa se Ele vai preparar um novo emprego, um novo cargo, uma nova história... Quando simplesmente entendo que Ele está, tudo fica mais fácil.

Não é uma questão de esforço, é fé. Pura e simples. E se preciso de apenas um grãozinho de mostarda, tenho plena convicção de que o tenho. Não quero anjo, não quero chave, não quero folhinha pegando fogo... quero paz! Aquela que excede todo o entendimento e me traz, como uma brisa suave, a convicção de que Ele está, independente de mim.

Ele está sempre presente e graças a Deus por isso!

4 comentários:

  1. A presença de Deus é constante, pois como vc disse ele está em todo lugar, mas creio sim que algumas pessoas tem uma unção diferenciada dada por Deus, o que faz outras pessoas acharem que ela pode atrair mais a presença de Deus, aí é que está a confusão. Belo post, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. E como é maravilhoso sentir doce presença de Deus...
    Parabens belo post, que Deus continue te inspirando e iluminando.. Paz!

    ResponderExcluir
  3. Belo POst, edificante.
    Antes eu estigamtizava esse conceito "presença de Deus", mas vejo agora é uma questão de sobrevivência.. o sentido pra se viver.

    Deus abençoe

    Ezequiel

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...