segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Traído pela memoria!





Durante esses dias de eleição, andei refletindo, como as vezes a nossa memoria falha! Assistindo os programas eleitorais tinha um leve fleche de memoria como se aqueles textos lidos durante todo o programa já tivessem sido lidos em programas anteriores; como se só mudasse o candidato e as propostas fossem as mesmas. Realmente nossa memoria falha muito! Talvez isso seja reflexo nas eleições ... Ou de fato nos não preocupamos tanto em lembrar (...)

A falta de memória chegou muitas vezes a me desmotivar por completo quando me via  falando da Palavra de Deus em tantas igrejas por aí. Escravo do bendito esboço, sempre sonhei o dia em que não precisaria de um púlpito ou suporte para a Bíblia e o impresso. Sofria taquicardia quando o ventilador (maldito) passava as folhas da Bíblia. Me sentia o pior dos cristãos quando precisava recorrer à um versículo do qual não lembrava o endereço, nem o contexto, e muito menos o próprio texto, só sabia que se encaixava perfeitamente naquele ponto da mensagem.

Porém, uma brisa de esperança tem soprado em meu rosto nesses últimos meses. Não! Não tomei fosfosol, nem recorri a nenhum medico nem psicologo. Pelo contrário, continuo gastando valiosos minutos na impressão de esboços e no desenvolvimento de um design que me lembre apenas o necessário - fagulhas da essência para que meu intelecto desenvolva o restante.

Eis a percepção idiota que me ocorreu. Como alguém que procura os óculos já bem posicionados em seu rosto, percebi que o que eu procurava era o que menos precisava. Entendi que eu não precisava lembrar. Precisava absorver!

Uma mente que decora centenas de versículos, dogmas, regras ou estatutos pode ser uma mente brilhante do ponto de vista secular, mas no Reino de Deus isso não passa de vento. As verdades do evangelho da graça precisam ser absorvidas a tal ponto que eu não lembre de nenhuma delas, e esquecendo-as, passe a vivê-las em sua total intensidade. É como a marcha do carro que mudo sem perceber. Para ser mais poético, é como respirar. Não preciso raciocinar em que velocidade estou, qual a última marcha que coloquei ou mesmo "Onde foi parar essa marcha?". Também não preciso dizer ao pulmão: "Ei, vamos lá! Força! Inspira. Expira. De novo...". Eu simplesmente vivo!

Nesses últimos dias o evangelho tem penetrado a minha pele de tal forma que o perfume me dá uma agradável sensação de liberdade. Fiz da falta de memória minha aliada. Enquanto ela me sufoca, volto a livros que li. Bendito esquecimento. Que me traz de volta às raízes. Que me lembra a todo instante: "Você é humano. Tem limitações. E não se esqueça disso!"

Você é Humano!



PS: Juro que eu ia colocar um versículo para ilustrar essa reflexão, mas ele se perdeu na minha alma (rs).

10 comentários:

  1. Muito legal Robson, que você continue "esquecendo" os texto e passando a vivê-los. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Suzy, obrigado pela visita

      Façamos como Davi: "escondi tua palavra em meu peito para não pecar contra ti."

      Que as verdades de Deus venham está tão empreganadas nas nossas almas, que mesmo sem ter um decoreba de versos, possamos viver a palavra em sua plenitude pela ação do espirito de Deus.

      Na paz

      Robson Moreira

      Excluir
  2. nós não podemos dizer que conhecemos a Deus, mais Deus conhece tudo sobre a cada um de seus filhos desde o ventre de nossas mães. Precisamos conhecer a Deus em tudo o que ELE faz por nós. Deus é uma figura inesperave, e o mais importante é saber que ELE sabem quem somos. Mas Deus sempre nos dá dicas para que nós o conhecemos através de um aviso, de uma pessoa, um sonho a qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  3. A Palavra na mente pouca vantagem traz, e o saber só por si não dá garantias de nada, a sabedoria, a graça na pessoa só por si pouca valia tem.Mas quando tudo isto é vivido enão as montanhas se mudam. Muitas boa gente sabe muito, tem uma grande sabedoria, mas é tudo palha.Deixo aqui este pensamento que eu arrangei á minha maneira:" A vida, só é vida, quando vivida com a vida que Deus nos deu.
    Um abraço.
    António.

    ResponderExcluir
  4. Seus problemas acabaram Robson!!!
    Surge no mercado os "tablet(es)", mas temo que o manterá carregado, o "velho esquecimento".
    Fail...

    Sempre em Cristo,

    Dc Josebias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mano!

      Biblia online 24 Hs, agora se vai ler ou não é uma outra questão / viver ou não ; aí seria uma questão mais complicada ainda.

      Valeu pelo comentario

      Na paz

      Robson Moreira

      Excluir
  5. A-d-o-r-e-i! Muito bom o texto... e todo o blog! Parabéns!
    Com um estilo único e humorado me abençoou demais...
    ia colocar um versículo, mas esqueci (rsrs).
    A paz!

    ResponderExcluir
  6. Que belo trabalho, o amor está presente na totalidade de suas postagens, trazendo edificação ao Corpo de Cristo.
    Retornarei em breve...

    Parabéns!!!

    Caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo aqui o convite:
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Afetuosamente,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também;
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    Temas Bíblicos e mensagens abençoadoras.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela sua postagem que Deus continue iluminando a sua vida e te inspirando a escrever para tocar o coração das pessoas.
    Visite o meu blog também e se inscreva: http://bibliaf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...