quarta-feira, 12 de junho de 2013

O desafio de sentir a presença de Deus em todos os lugares




Lembro-me de um amigo que contava a sua experiência de como se converteu. Me recordo como se fosse hoje dele, abaixando a cabeça e enxugando as lagrimas enquanto falava. É interessante isso! Algumas pessoas precisam de congressos e mega ajuntamentos para acreditar que a presença de Deus está ali manifesta, quando na realidade ela está em todos os lugares e acaba passando despercebida.

Não existe problema as pessoas quererem manifestações extravagantes; ver anjos, ouvir a voz de Deus em alto e bom som ou  testemunhas oculares de sinais e maravilhas. Contudo, creio que Deus dá um desafio à essa geração: perceber Sua presença como uma brisa suave.

"O vento sopra onde quer - disse Jesus a Nicodemos - você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai." (Jo. 3.8).  Até começar uma ventania, você realmente esquece que o ar está por ali, em todo lugar. É essencial para a vida, mas quase sempre ignoramos sua presença.

Esse é o desafio! O Espírito Santo não vem nos visitar (embora muita gente, inocentemente, peça isso em oração). O Espírito de Deus habita em nós. Sua manifestação por vezes é avassaladora. Deixa-nos sem forças, num êxtase maravilhoso que transcende o entendimento. Mas essa percepção é a da maioria! O desafio é perceber Sua sutilidade e delicadeza como a brisa.

Talvez, neste exato momento, você esteja inquieto, esperando uma resposta de Deus e, mesmo sem querer, tenha preconcebido seu momento de glória em que um profeta lhe dá vislumbres do futuro ou um anjo lhe aparece em sonhos. Quem sabe você já abriu sua Bíblia diversas vezes, aleatoriamente, esperando um versículo mágico que lhe traga paz.

Enfim, pode até ser que algo assim lhe aconteça, porém, minha oração é que a graça do Senhor invada sua alma de tal forma, que a paz que excede todo o entendimento seja a sua resposta de oração. 

Perceba Deus pelo caminho, assim como o vento que sopra  e o ar que você respira

6 comentários:

  1. Paz, caro Robson Moreira! De fato, para sentirmos a presença de Deus não é preciso de "malabarismos" ou "moveres exóticos". Basta estarmos sensíveis à voz do Espírito Santo. Aí, sim, sentiremos a Sua presença!
    Na Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade é maravilhoso estar na presença de Deus......

    ResponderExcluir
  3. Verdade. amei esse texto.Poderemos sentir a presença de Deus onde voce nem esperava,não aguardou, não planejou.Quantas vezes ao ir pra escola onde trabalho, no ônibus senti ou sinto a presença de Deus de uma forma tão suave e lágrimas surgem nos meus olhos, não porque entristeci com algo, mas um sentimento único de bem estar e faz com que a presença de Deus seja sentida a qualquer hora, em qualquer lugar.Outras vezes acontece que o culto na igreja foi tão abençoado, que senti a presença de Deus de uma forma tão agradável, que chego em casa, vou deitar e ainda continuo chorando, não por angústia ou sofrimento, mas pelo prazer de sentir a presença de Deus.Esses momentos únicos é muito particular na vida de cada pessoa, mas não precisa de um acontecimento extraordinário, mesmo na simplicidade de instantes acontecem. Quem conhece a paz de ter Jesus na vida compreende.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria tanto tambem sentir a presenca de Deus so que ja fui em 3 igrejas evangelicas e nao senti nada e que me fizesse continuar indo la, sou tímida e nao tenho nenhuma amiga, parece que nunca vou conseguir nada na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônima,

      Como escrevi na postagem, a presença de Deus não se limita a igreja em sí; sentir ou deixar de sentir.

      A presença de Deus lança fora o medo
      Ela traz alegria nos momentos complicados
      Ela traz paz em meio a guerra

      E preenche todo nosso vazio interior trazendo sentido para nossa existencia e caminhada!

      Robson Moreira - Na verdade e no amor de Cristo

      Excluir
    2. Susilvasnt@gmail.com11 de junho de 2015 às 08:03

      Boa tarde...
      Não sei porque estou respondendo esse comentário, visto que foi postado 2 anos atrás, mas creio que o Espirito Santo de Deus quer que conheçamos o amor do Pai!

      Concordo plenamente que o amor Deus não se limita a igreja (templo), porém nós somos a igreja! Visto que Deus é amor e Ele habita em nós, nós como igreja deveríamos sim ser canal desse amor, que faz com que as pessoas sejam atraídas e sintam a presença de Deus!

      Tenho certeza que se você visitasse a igreja em que congrego sua vida seria transformada, e COM CERTEZA vc viverá esse Amor que tanto pregamos...

      Rua Barão de Mesquita, 657 - TIJUCA Rio de Janeiro
      Terça 20h sábado 20h e domingo as 19h

      Temos as células durante a semana e aos sábados em endereços e horarios variados... qualquer coisa entre em contato.. Shalon

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...