sábado, 1 de setembro de 2012

Levar carga um dos outros?? Que nada queremos somente o cargo!







Levai as cargas uns dos outros,

e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gl. 6.2)



Diante dessa busca desenfreada por poder que a sociedade vive, fico preocupado por que o mesmo tem acontecido nos Ministérios, pessoas que a qualquer custo buscam sua ascensão social. Não seria estranho dizer aqui, que as reuniões que deveriam tratar da pureza da doutrina, do crescimento saudável da igreja e a evangelização tem sido substituído naturalmente por metas financeiras e táticas para atrair pessoas para igreja, negligenciando totalmente os métodos bíblicos. Essa semana me deparei com uma imagem de uma determinada igreja, no qual dizia: "quarta louca por Jesus




E pasmem os leitores na imagem de divulgação dessa suposta quarta louca (que realmente é!) tinha um rapaz cheirando a bíblia como se fosse cocaína. O autor dessa façanha deve argumentar, da seguinte forma: - Isso é para atrair os jovens! Imaginem leitores o Jota Quest cantando no culto de jovens. afinal o objetivo é só atrair! De fato isso irá apenas atrair os jovens mais jamais irá convertê-los. 

Voltando ao assunto a ser tratadoJá não é de hoje que a igreja tornou-se um ambiente quase corporativo. Nos últimos anos tentou-se até quebrar um pouco essa imagem trocando a palavra "departamento" por "ministério". Contudo, a igreja contemporânea tem mais patentes do que muitas empresas por aí. Obviamente essa hierarquização faz-se necessária diante do crescimento das denominações. As contribuições financeiras aumentam a cada dia, novos membros chegam e precisam ser inseridos no corpo, cada faixa etária precisa de um acompanhamento específico e assim, proliferam-se a departamentalização e a necessidade de novos líderes.


Porém, vale ressaltar: a igreja continua sendo, primordialmente, lugar de voluntariedade, por isso, não temos na maioria das igrejas um processo seletivo. As pessoas vão sendo indicadas conforme seu empenho na obra ou por indicação do Espírito Santo   (será?) - que, graças a Deus, ainda inspira pastores e fala em muitas denominações.


Com o esfriamento do amor, a falta de comunhão e o egocentrismo que não cabe na nossa fé, tornou-se comum o que chamo de espírito de Caim. Gente que não suporta ver seu irmão em seu momento de adoração, principalmente quando há sinais claros de que o Senhor está recebendo essa oferta. Sabe-se que hoje em dia esses sinais são muito mais sutis, mas a paz que excede todo entendimento, a graça derramada e o espírito de comunhão que invade a casa quando estamos adorando, creio, são evidências de que o Espírito de Deus ali está e recebe nossa oferta como cheiro suave.


Diante disso, é óbvia a constatação: uma das maiores causas de dissensões e discórdias na igreja evangélica é a disputa por cargos. E a maior ironia nessa história é que o prêmio para quem chega lá, em geral, não se trata de dinheiro ou ascensão social, mas apenas daquela sensação de poder! O camarada não vai ganhar um tostão por isso, não vai estar nas colunas sociais e nem vai trocar de carro, mas terá a diabólica sensação de estar por cima, de ser chamado de chefe, de ter subalternos... Com isso, o ego vai sendo alimentado a cada dia num ciclo vicioso e demoníaco.


Jesus soube posicionar-se muito bem quando disse: "Vocês me chamam de 'Mestre' e 'Senhor', e com razão, pois eu o sou!" (Jo. 13.13) - aqui não se trata de arrogância ou prepotência, apenas de um posicionamento adequado quanto à sua parte no grupo, tanto é que em seguida Ele lava os pés dos discípulos em evidente sinal de humildade.


Mas tenho uma ótima notícia para o povo de Deus que me lê: não se preocupe, mesmo que o Senhor decida não tomar as rédeas confiando essa decisão aos pastores constituídos por Ele mesmo, a vida ensina! Mais cedo ou mais tarde cumpre-se a palavra de Deus que diz: "Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" (I Co. 10.12).


Que todo esse ativismo na casa do Senhor não venha nos cegar fazendo-nos acreditar que essa é a "obra de Deus" enquanto existem viúvas solitárias, órfãos desamparados e gente humilde precisando de pão. Que toda a humildade de Cristo, que nasceu numa manjedoura, calejou os dedos com farpas e não teve lugar definitivo onde reclinar a cabeça, norteie nosso espírito de liderança, fazendo de nós, líderes segundo o coração de Deus.

Levar as cargas é mais importante pense nisso!

8 comentários:

  1. Parabéns varão pela exposição tão clara de uma parte da sujeira que tem adentrado em muitos corações!

    METANÓIA e reforma já!

    ResponderExcluir
  2. Pedala Robinhoooooo...
    Cara quanto tempo sem nos falar! Deu um '"problem" em minha net, mas "sarei"!
    Velho sua explanação sobre esse ativismo hodierno dessa galera que deseja ungir o irmão com a "unção da escadinha",(ver o evangelho e os irmãos como degraus para galgar sua ascensão em meio ao arraial, foi nota 10. Com certeza teve o aval de Jeová nessas tecladas. Continue sempre assim trazendo essas mensagens objetivas e tão necessárias para a cristandade moderna.

    God bless you mano!

    Microscopicamente (João 3.30),

    your bro Walter Filho,

    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como diz a bíblia em Tiago: A religião pura e imaculada é visitar os orfãos e as viúvas ese manter incontaminado do mundo.
    Mas é essa foto do rapaz cheirando a Bíblia é uma lastima !
    Em Cristo
    Ezequiel
    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. hahahahah........... o Pr. Lucio virou assunto mesmo...no twitter e tb na televisão....é atrair é um problema quando só fica nisso.... uma multidão andava com Jesus...mas isso não o impressionava... assim como está escrito em Jo cap 6.... acredito no ministerio uma a um.... sabe!?....atrair, evangelizar, ensinar, acompanhar e etc....

    bom trabalho Robson, gosto muito dos seus posts!
    Valeu!
    Um abraço, Fabi Felix
    A escriba do Rei

    ResponderExcluir
  5. Boa Rob. Vou colocar aqui uma frase de Jerônimo só pra dar uma ênfase ao que vou comentar aqui:

    "Para citar Horácio novamente: 'a velha fofoqueira, o velho caduco e o sofista cheio de palavras, todos tomam as escrituras nas mãos, rasgam-na em pedaços e ensinam sobre elas antes de estarem estudado e aprendido'"

    Bem, isso foi a 1600 anos e está valendo hoje. O mal que nos persegue enquanto igreja é a presunção de muitos que se chama lideres em instruir naquilo que eles mesmos nunca examinaram, a não ser pelas osmoses comuns e místicas que acham válidas. Acham que um toque de mão na cabeça e uma cerimônia de ordenação impetram todo rigor do ensino, mas eles mesmos nunca examinam seus próprios argumentos. Neste texto você aponta um câncer na igreja que perece demorar a sair.

    Que Cristo nos conceda sempre sabedoria, graça e simplicidade para entender todos estas coisas e instruir como você se propôs a fazer aqui.

    ResponderExcluir
  6. Há algum tempo que não visitava o seu blog, hoje encontrei-o e demorei algum tempo a ver o que escreveu, fiquei maravilhado pois pode ver como está se preocupando com o próximo.Também fiquei impressionado com este teatro, e fiquei a pensar e desejo ardentemente estar errado, será que não havia nada dentro da Bíblia? O que se tem passado ultmamente não é muito dificil. Continue a proclamar o bom nome de Jesus e a edificar exortar e consolar os corações daqueles que precisam de Jesus. Sou feliz porque sei que nos iremos encontrar um dia, e receber o galardão dos nossos feitos.

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor!
    Gostei muito do seu blog e desejo que Deus continue o abençoando muito e lhe ensinando como escrever palavras que irão abrir os olhos dos seus servos e das pessoas do mundo.
    Se desejar seguir o meu blog ai esta o link:
    http://bibliaf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor.
    Você gostaria de ganhar um livro?
    Então faça o seguinte:
    1. Acesse o blog: http://edifiquese.blogspot.com.br/;
    2. Siga-o;
    3. Envie seu endereço de correspondência para o monteiro@edifiquese.com.br, informando que já está seguindo o blog.
    4. Espere alguns dias e receberá o livro “Conhecer para Crer” no endereço fornecido, livre de qualquer despesa.
    Não é trote. Esta é uma forma de divulgação, ao mesmo tempo em que se evangeliza. Você entenderá melhor quando estiver com a obra em mãos.
    O blog dá acesso à loja virtual, lá você conhecerá melhor a obra.
    Aproveite esta fase de divulgação.
    Aguardo sua resposta.
    Um cordial abraço do seu irmão em Cristo,
    Monteiro.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...