sábado, 25 de agosto de 2012

Querem o pão mas não querem a palavra? - Uma reflexão sobre a superficialidade do movimento atual!





Tenho como objetivo refletir em João 6 nessa postagem, um contraste entre o milagre  realizado por Cristo e a sua pregação. De fato o que vemos hoje é uma geração "instantânea", como já tinha escrito em uma postagem anterior que querem as coisas mas não querem o compromisso. Meditemos no capitulo sugerido (...)

Uma multidão seguia Jesus depois de ver os milagres que Ele realizara. Organizado, Jesus pede que a multidão se assente e realiza então a sua primeira multiplicação dos pães.

De acordo com o as tradições judaicas e historiadores, o povo chegava a pagar cerca de 30% de sua renda em impostos, fora os dízimos que, muitas vezes, eram arrancados à força pela elite sacerdotal. O clima de revolta contra os romanos era latente, mas nítido.

Diante desse quadro, um homem simples, amigo do povão, aparece curando os enfermos e saciando uma multidão de cerca de cinco mil homens. Oras, era literalmente a fome encontrando a vontade de comer. Imediatamente o povo quis coroar Jesus, que prontamente retirou-se sozinho para os montes.

Porém, o povão, determinado em coroar Jesus, persegue-o até encontrá-lo. Chega, então, já puxando conversa: "Jesus, quando você chegou aqui?" - ao que Jesus responde (mais ou menos) assim: "Eu sei porque vocês estão me procurando. Tão de barriga cheia, né!? Vocês precisam é crer em mim!", ao que o povo responde: "Vixe, por isso, não! Nossos pais comeram maná do céu. E você, Jesus... O que tem para nos oferecer?" (v. 26-33).

Eis o vislumbre hodierno. Quando me pego nos embates apologéticos da vida, sou categórico: "A culpa é do povo. Os apóstolos e profetas da atualidade simplesmente dão o que lhes pedem." A coisa é simples assim - a igreja que oferecer mais, leva! Lei básica da oferta e procura.

Quantos são curados na sua igreja por domingo? Quantos caem? Você ganha o copinho com água benzi... ops, ungida ou tem que levar de casa? Na sua igreja tem arca? Quantos atos proféticos vocês já fizeram esse ano? Tem fogueira? E shofar?

Meu irmão, chega a ser constrangedor dizer que lá na igreja a gente faz o louvor, recolhe uma oferta voluntária, reflete na Palavra e depois vai pra casa. Tá difícil competir com essas raves evangélicas que varam a noite e só terminam quando acaba a lã.

Mas cá pra nós? O povo gosta! E se disser que "hoje o teu milagre vai chegar" aí é que o povão fica satisfeito - dá até 30% de dízimo (rs), mesmo que não aconteça absolutamente nada, afinal, tem que ter fé... e muita, porque viver com 70% hoje em dia tá pela hora da morte.

Mas voltando à subversividade do evangelho da cruz, quando o povo ouve as palavras de Jesus, resmunga: "Ai, que palavra dura. Deixa quieto. Vão embora?". Então, como não tinha programa de rádio, TV ou construção de mega-templo em vista, Jesus diz pros doze: "E aí... Não querem ir também?"

Esse Jesus, hein... Dá até a impressão de que Ele não se interessa muito por quem vai à igreja apenas em busca de milagres. Sei lá... prefiro dizer como Pedro: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus" - isso me basta!

Não sabiam eles que o pão simbolizava a palavra, portanto não tem como aceitar o pão e rejeitar a pregação, Cristo apenas mostrava que de fato eles nunca o conheceram! Dura essa verdade né? Que fique como um alerta para nós...

Toda glória ao Senhor Jesus!


5 comentários:

  1. Muito boa análise, que possamos ser sal e luz neste mundo gospeliano que se desvia da palavra de DEUS todos os dias!

    METANÓIA e reforma já!

    ResponderExcluir
  2. paz do Senhor Jesus Cristo...Irmão robson esse post fala muito bem sobre a nossa consciência do que é servir a Deus nos dias atuais.Sempre me pergunto o que é verdadeiramente servir a Deus.E sempre deparamos com a necessidade das pessoas imitarem umas as outras mesmo sabendo que o que elas fazem é errado.Será que mesmo sem notar muitos estão tentando usar esses métodos acima citados pensando: se lá estão dando certo aqui tb dará.Manter firme a palavra de Deus é tb está preparado para caminhos solitários.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ IRMÃO EU FICO FELIZ POR SABER Q AINDA EXISTEM CRISTÃOS COMO VC SÉRIOS COMPROMETIDOS COM A PALAVRA... FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. É verdade amado, querem o que aparentemente é bom, nos cultos de hoje é uma festa na hora do louvor, na hora da palavra dá uma sono, parece que não dorme a 10 dias, orar, nem pensar, mas fala que tem um louvor, um pastor famoso, aqueles que fazem milagres mesmo, ai lota igreja.

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...