domingo, 25 de novembro de 2012

O nome de Deus é já?






Recentemente eu estava em um culto onde o pregador da noite pediu para abrirmos a Bíblia em Salmos 68:4, que diz:


Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é SENHOR, e exultai diante dele. Salmos 68:4 (Almeida Corrigida e Revisada)

Na Almeida Revista e Corrigida de 1995 vemos:


Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é Jeová; exultai diante dele. Salmos 68:4

– Na minha versão tem Já ! Deus é o Deus que opera instantaneamente, que pode operar agora porque o Seu Nome é Já ! – Disse o pregador daquela noite.

Como pudemos observar, em algumas versões da Bíblia vem sendo corrigido, pois traduzem "JAH" como Senhor ou Jeová. Na Almeida Revista e Corrigida de 1981, "ainda muito utilizada", tem o nome JÁ – com as duas letras maiúsculas.


Sabemos que Deus na sua infinita soberania age quando quiser, e isso não temos dúvida! Deus age agora, mais tarde, amanhã, quem sabe é Ele a hora certa de agir! Também sabemos que Ele pode curar, batizar, salvar na hora da ministração da Palavra, mas, não podemos nos apropriar desse versículo para dizermos que o Senhor age de forma rápida, pois esta palavra "JAH"ou "JÁ" é uma forma resumida de "JAVÉ" (Yahzveh) "Jehovah" – aquele que existe por si só, o que É, o que ERA e o que HÁ DE VIR, – em português Javé ou Jeová, nome pessoal de Deus derivado do tetragrama hebraico YHWH. Lendo o livro do Pastor Ciro Zibordi "Erros Que Os Pregadores Devem Evitar" (recomendo), o Pastor nos deixou uma explicação bem clara quanto a isso – Na tradução espanhola de Casioãoro de Reina, está escrito: "... JAH es su nombre". A versão da Bíblia Rei Tiago, em inglês, apresenta: "... his name JAH". Em espanhol, "Já", no sentido de "agora", deveria ser: "Ya", e não "JAH". Em inglês, seria "Now". – Portanto, observamos que esse "JAH" em Salmos 68:4 não se refere a Deus agir agora, instantaneamente, mas sim a abreviação do nome de Deus.


Atualmente o que não falta são pregadores animadores de platéia, que não se preocupam mais em estudar aquilo que vão falar, mas se importam em fazer "apelo à emoção", fugindo do que a Bíblia nos dá base. Deus deseja que a sua verdade seja transmitida com integridade e com responsabilidade!


Por Gabriel Manuel

5 comentários:

  1. A verdade é que o povo sofre, por falta de conhecimento e de vontade de buscar o conhecimento. Ao invés de só receber tudo mastigadinho, sem nem saber quem preparou a comida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Acho que sua mensagem tem muito a ver com a própria verdade. E a verdade é algo muito intensa, forte e admirável.

    Tenho um post semelhante em www.rudecruz.com/conhecereis-verdade-vos-libertara-estudo-biblico-evangelico.php

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A Suzy disse tudo aí acima Robson. Nem preciso falar mais nada !

    ResponderExcluir
  4. Falando mais sobre o que a Suzy disse, existe hoje, na verdade não só hoje, mas existe muita gente (infelizmente) que frequenta uma igreja e se diz evangélico, mas não tem nenhum desejo por Deus, nem pelo seu Espírito, por nada que se refere ao Senhor, a não ser é claro pelas bençãos que Ele oferece.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa postagem...Procuro sempre quando vou estudar a bíblia, ler também em duas ou três versões...Mas realmente é o que vc falou, existem pregadores querendo simplesmente agitar platéia...
    Muitas pessoas tb que querem isolar versículos é outro grande problemas....

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...