sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fugindo da responsabilidade: "A culpa é do diabo"




Desde que Adão colocou a culpa em Eva, que por sua vez repassou para a serpente, o homem tem o péssimo hábito de passar a culpa adiante. Minha sobrinha Lara, nem falava corretamente as palavras a alguns anos atras, mas quando a coisa apertava, já sabia apontar um culpado (claro que era qualquer um; que não fosse ela): "Foi o cachorro, foi o gato, foi A, foi B e assim por diante!".

O grupo de louvor está passando por momentos difíceis? O louvor não está fluindo? Estão brigando entre si? Culpa do diabo! Perdeu a chave... Não encontra os óculos? Foi o capiroto! Conta negativa? É o encosto! A balança entortou quando você subiu!? Adivinha... Encosto! E dos pesados!

Já cheguei a conclusão que em muitas igrejas o diabo não precisa se preocupar em colocar discórdia entre os ditos irmãos. Aliás, quando alguém diz que o inimigo está atuando para separar tal grupo, tenho certeza que o infeliz diz: "Eu??? Não me coloca no rolo! Não tive nada a ver com isso!". 

A verdade é que a maioria dos problemas das igrejas seriam resolvidos com um pouco de educação e bom senso. É verdade também que não podemos subestimar a atuação do diabo e suas hostes, embora alguns super-crentes o chamem pra batalha e digam que não têm medo de nada, ainda sou mais propenso a Judas 9:

"Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: 'O Senhor o repreenda'"


Quando os 72 discípulos enviados por Jesus voltaram de sua missão, voltaram rejubilantes porque haviam expulsado os demônios. Porém, Jesus lhes disse: "...alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus" (Lc. 10.20).

É tempo de deixar de lado as tais "batalhas espirituais" e refletir sobre as responsabilidades de nossas mazelas. Tem muita gente buscando armas espirituais para combater o inferno num verdadeiro Star Wars Evangélico, mas que ainda não aprendeu a respeitar o descanso do vizinho, apagar a luz ao sair de um ambiente ou a realmente pagar uma TV a cabo ao invés de puxar uma "extensão" do poste.

Quando Jesus nos convida a seguir-Lhe, não deixa dúvidas quanto aos principais requisitos do chamado: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!" (Mc. 8.34). Perceba que no imperativo dos três verbos não há menção do inimigo de nossas almas ou de qualquer terceiro na história. Concluo que meu maior inimigo sou eu mesmo!

Negar a si mesmo é o maior desafio de nossa era. Tudo é feito para satisfazer nosso eu. E se alguém já pensa em repassar a responsabilidade pro Diabo, lembre-se que o maior propagador da satisfação pessoal aqui na terra é o tal evangelho da prosperidade. Se bem que esse talvez tenha mesmo uma mãozinha do cão (rs).

Que possamos hoje mesmo, em nome de Jesus, assumir nossas responsabilidades para com o Reino de Deus e para com a vida, afinal, quem tem posto a mão no arado e olha para trás não é apto para a obra.

Fiquem na paz, sem culpar o diabo pelas falhas.

4 comentários:

  1. Há quem diga que esse negócio chama-se.....ADVOGADO DO DIABO.....kkkkkkkkk....mas, com certeza vc tem razão.... e eu acho que atribuir tudo ao diabo....é uma forma de dar glória a ele....dar ibope...entende!???

    Vivi uma situação a pouco tempo que qq um diria que foi obra do tinhoso.... até foi....mas DEus tinha um propósito....
    O problema da maioria das pessoas... é que elas não sabem a diferença entre Tentação, Provação, disciplina e castigo! e quais vem de DEus e quais vem do diabo!

    Vc sabe Robson!????

    rsrsrs....um abraço,

    Fabi Felix,
    A escriba do Rei

    ResponderExcluir
  2. Paz, irmão Robson. Pois é, eu concordo contigo. Examine-se pois o homem a si mesmo... temos que aprender a resolver nossos problemas, na parte de compete a nós.

    Deus abençoe.
    Quem quiser, por favor visite nosso blg e deixe seu comentário. Grande abraço.
    http://entaopercebi.net/index.php/estudos/primeiros-passos/317-a-diferenca-entre-qverq-e-qconviverq

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão Robson, a paz seja sempre contigo!!! É comum ouvirmos sobre isto em todos os lugares, precisamos mesmo pedir ao Senhor discernimento para conhecermos o que vem de Deus, do adversário e da razão humana, que desde o princípio arruma um culpado para seus próprios erros! Parabéns pelo post, Deus continue utilizado sua vida para glória Dele!

    ResponderExcluir
  4. É verdade servo, muitos crentes culpam o Diabo em várias situações de suas vidas, isso é falta de ler a bíblia e de uma boa educação. Assim falou o servo de Deus: "Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4:27)Paz!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...