sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Um mistério tão misterioso que ninguém entendeu NADA!




Quem nunca participou de um culto supostamente benção e saiu de lá pensando o que foi pregado mesmo! Será que alguém que ler essa postagem já vivenciou algo semelhante? Durante minha caminhada cristã em meio a tanto fogo, muitas interrogações ficaram e via as pessoas que pularam e gritaram no culto saírem da igreja desnorteadas "sem rumo, sem direção"; será que esse fogo todo, o tal mistério como diz alguns, queimou também o seu bom senso?



Lembro de uma vez que um pseudo-pregador, estava fazendo o seu show e começou a falar em línguas sem parar, depois parava e perguntava a igreja: - Vocês estão entendendo o mistério?? Eu via claramente nos rostos dos irmãos a confusão com relação a aquilo que estava acontecendo. Mas o que me chama mais atenção é que no final do culto uma irmã estava na porta conversando com a outra e dizendo você viu como Deus é misterioso hoje o culto foi muito bom (afirmava a irmã)! Diante daquela cena não pude me conter e perguntei a irmã: - Irmã o que o Senhor disse hoje? Ela olhou para mim meio que desorientada e respondeu: - Irmão não sei! Mas Deus tem os seus mistérios.

Estou compartilhando essa historia por que acho muito estranho como as pessoas tentam se mostrar espirituais a todo custo. A coitada da irmã estava indo para a casa com a boca aberta pedido um pouquinho de pão; alguma palavra para sua alma, mas mesmo assim ainda dizia que estava no meio do mistério. 

Fico com as palavras de Paulo em 1Co 14, verso 6 em diante: 


"E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? 
Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação." 

E o fato é,  a palavra "mistério" tem se tornado uma obsessão na vida de alguns crentes. Quanto mais "enrolado for o rôlo", quanto menos se entender e, às vezes, quanto mais estranho for o negócio, mais crentes são atraídos para as coisas encobertas. Aliás, "as coisas encobertas são para Deus" (Dt. 29.29) tornou-se a frase genérica que finaliza qualquer discussão - uma paulada na cabeça de qualquer aspirante a pensador.



"Eis que entrarei no seu plá plá plá... e vou fazer um reboliço no seu prô prô prô...".



Bom, além de não me informar absolutamente nada, essa frase ainda tem uma conotação péssima! (rs) Ela não é invenção minha, confesso. Escuto essa piada desde que era menino. Mas a verdade é que existe um grupo de pessoas que não tem a menor paciência para conviver com Deus e ir, aos poucos, descobrindo a revelação de seus mistérios. Mas antes que meus "amigos do manto" me crucifiquem, quero trazer à memória algumas vezes que o Senhor falou comigo no meio do fogo (rs).


Eu era novo convertido e em um determinado dia, em um culto uma profeta (rs) apontou para uma irmã e disse seu sofrimento cessará amanhã sua luta terá fim. Sinceramente pensei "mais um revelamento - mistura de revelação com sentimento", mas no dia seguinte recebi a noticia que a irmã havia falecido. Conhecendo bem a historia da irmã percebi que aquela profecia fazia total sentido.

Porém, percebi que conforme fui crescendo, estudando a Palavra e tendo minhas próprias experiências com Deus, as manifestações proféticas ficaram cada vez mais escassas. Entendo que quando eu era menino, precisava de leite (I Co. 13.11). E eis aí o cerne do problema de muitos cristãos.

Por vivermos em um período em que tudo tem que vim mastigado, não temos mais paciência de cultivar uma verdadeira amizade com Deus. O Senhor Jesus disse que se fizéssemos Sua vontade, seríamos Seus amigos (Jo. 15.14). Nos esquecemos, porém, que mesmo uma amizade genuína é marcada algumas vezes por desentendimentos, frustrações, distanciamentos e até mesmo segredos não revelados.

É aqui onde percebo a beleza da amizade com Deus. Quando o Senhor apareceu a Jó, não lhe deu explicações sobre sua desgraça repentina, muito menos revelou Seus mistérios mais profundos. Não obstante, Jó se levanta das cinzas dizendo:"Meus ouvidos já tinham ouvido a Teu respeito, mas agora os meus olhos te viram" (Jó. 42.5).

Sinceramente? Alguns dias tenho vontade de gritar da janela da sala (onde costumo falar com Deus pelas madrugadas) e dizer-lhe que estou farto de tanto mistério! Que a minha vida não faz o menor sentido. Outros dias, porém, e esses são mais frequentes (graças a Deus), digo-lhe com satisfação que embora não O entenda, continuo fascinado por Sua forma de trabalhar.

Não, amigo leitor, eu não tive respostas às minhas perguntas mais intrigantes. Também não tive nenhuma visão a cerca do meu ministério. Deus não me deu sonhos. Faz tempo que não ouço uma profecia. Já faz tempo que o mistério não é revelado. Porém, minha busca por Deus está cada vez mais emocionante. Sinto que quando abro uma porta desconhecida de minha fé, surgem novos questionamentos, mais trabalho pela frente, mais estudo da Palavra... E glória a Deus por isso!

Conselho de amigo - não busque respostas às suas perguntas. Respostas encerram histórias. Tal como aquele alpinista que chega ao topo do monte mais desafiador e ao fincar ali sua bandeira, grita: "Uhuuu... consegui!" - olha pra um lado, olha pra outro, respira fundo... a adrenalina acaba, ele tira a bandeira e volta pra casa. Com Deus, nunca chegarei ao pico. Ele sempre me levará cada vez mais alto. E mesmo que cada vez mais me falte o ar, tenho uma certeza: estou no caminho certo!


Fiquem na paz sem mistério,



9 comentários:

  1. As pessoas tem que procurar ter intimidade, comunhão com Deus. Por que ir buscar fora,aquilo Deus me deu e está dentro de mim? As respostas, todas elas que preciso moram em mim e se chama Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Não adianta cair no espírito e não andar no esírito!

    METANÓIA e reforma já!

    ResponderExcluir
  3. É lamentável essa inversão de valores ....
    Sou pentecostal assumido . Porem eu:
    Prefiro estar em culto de ensino em uma igreja tradicional cristã . do que participar de uma confusão dessa.
    Que até o final da reunião vou embora cheio do Espirito Santo p/ casa . abraço paz até +...

    ResponderExcluir
  4. Esta postagem me fez lembrar uma história que o meu pastor me contou(verídica): A filha de um pastor durante o culto estava na primeira fileira flertando com um rapaz, então o pastor falou Rita vá pra lá, Rita vá pra lá, Rita vá pra lá...Então o povo pensando que o pastor estava falando em línguas começou ficar fervorante...Mas falando sério agora: Acho que tem muitos querendo aparecer mais que Jesus, e ou sendo "cristãos" somente dentro das igrejas, pois se todo este "clamor" que existe dentro dos templos existisse fora...Esse é mais um "mistério" para o detetive que está ilustrando a postagem resolver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade viu irmão! Se esse clamor que existe dentro da igreja estivesse tmb do lado de fora, nos não estariamos sendo pisados como estamos hoje (Mt 5,13-16), para essa questão só me resta dizer que o sal perdeu o sabor!

      Mas como explicar isso?? Cade a igreja que pula, quebra bancos, se joga na parede , soco os outros durante o culto; cade?? Será que esse fogo toodo não muda tmb o carater das pessoas??

      SE assim for é hora de nos humilharmos no pó, pq tem alguma coisa muito errada conosco (hora de refletir)!

      Fica na paz

      Robson Moreira

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É verdade! Que Deus continue abençoando seu ministério e usando-te. Ler as postagens que fazes, sempre me acrescenta e me encoraja a cumprir o chamado do Senhor para a minha vida. Saudades migão. Fica na doce paz de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de incentivo!

      Fica na paz

      Robson Moreira - Na verdade e no amor de Cristo

      Excluir
  7. PARABÉNS PELO TEXTO, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA.
    http://marcelooquadros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...