domingo, 4 de julho de 2010

Salvos pelo batismo?





Batistério antigo em forma de cruz: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Rm 6.4).








Pergunta: “Li que o batismo não tem poder para salvação. Como se deve entender isso?”

Resposta: O batismo realmente não tem o poder de salvar, pois a Bíblia ensina claramente que somos salvos exclusivamente por meio de Jesus Cristo e Sua obra redentora. É o que mostram as seguintes passagens bíblicas:

• “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).


• “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).


• “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Cl 1.13-14).


• “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7).


• “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos (e sobre todos) os que crêem...” (Rm 3.21-22).


• “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12).


• “para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (Ef 1.6).


• “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 Jo 5.12).



Essas são apenas algumas passagens da Palavra de Deus que mostram de maneira inequívoca que somente a fé em Jesus Cristo nos salva. Essas afirmações bíblicas são confirmadas em Marcos 16.16, onde o Senhor Jesus diz: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Se o batismo tivesse poder de salvar, então deveria estar escrito na segunda parte desse texto: “quem, porém, não for batizado será condenado”. Dizemos com isso que o batismo não é importante? De maneira nenhuma! Quem ler a Bíblia sem idéias pré-concebidas reconhecerá claramente que o batismo é tanto um ato de obediência como um testemunho daquilo que já aconteceu com uma pessoa. Paulo escreve aos romanos no capítulo 6.3-4: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Portanto, quem é batizado testemunha com esse ato, com o submergir e emergir das águas, que morreu com Cristo, foi sepultado e ressuscitou. Evidentemente tal manifestação não pode ser feita por um bebê, somente por uma pessoa adulta, por alguém que crera em Jesus e tem o testemunho do Espírito Santo de ser um filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...