sexta-feira, 20 de julho de 2012

Uma reflexão sobre testemunhos




Hoje estava meditando, sobre os testemunhos que são contados na igreja e sinceramente as vezes tenho agonia; quando alguém diz assim:
 "Vou contar um testemunho!"
É dificil saber se é um tristemunho ou de fato um testemunho! Historias mirabolantes, de irmãos que ficaram ricos sem trabalhar, curas que aconteceram (mas a pessoa continua doente) e coisas triunfalistas do tipo. 

Semana passada foi realizado um congresso de jovem aqui na região e fui surpreendido por um testemunho daqueles (até crendo é dificil acreditar) duvidoso. 

Segundo o rapaz que contava o testemunho, existia em uma determinada igreja, um rapaz que tinha o apelido de "eu pego", ele ficava o culto inteiro gritando eu pego, eu pego, eu pego ... Passado menos de um ano ele estava com um Corrola zero e uma Hillux novinha

No meio de tudo isso meu raciocinio foi interrompido, pelos gritos de pessoas desesperadas pela riqueza desse mundo, confundidas por seus corações enganosos e cobiçosos. 

Meu sonho é ouvir testemunhos que apontem pra Cristo e sua verdade biblica, afinal se o testemunho não glorificar a Deus, ele serve pra quê (existem testemunhos que só glorificam o homem)?

Abaixo segue uma listagem de testemunhos que gostaria de ouvir, diria mais, seria um sonho:

- Aprendi que igreja é gente.

- Aí Deus me abençoou com vergonha na cara e eu trabalhei duro pra pagar todas as dívidas que fiz!

- Então parei de acreditar que sou um ‘santarrão’, hoje sei que somos todos iguais.

- Irmãos aqui diante de todos assumo que o que venho ensinando a todos durante anos é um anti-evangelho.

- Aprendi que “disciplina” é pegar quem está em pecado e trazer pra mais perto. É amar mais, ser mais amigo. Andar mais junto!

- Abri mão de achar que era líder ou mestre de algo, e comecei a ensinar pessoas a seguirem o único Mestre.

- Deus me abençoou e eu percebi que toda a fofoca na Igreja era minha culpa.

- Desisti de comprar a Hilux e comprei 5 carros populares pra poder abençoar os irmãos que nunca iriam poder comprar carro.

- Eu ia de avião, mas preferi gastar o dinheiro com a gasolina pra poder levar mais gente da Igreja na viagem.

- Então eu disse pra todo mundo que podiam me chamar pelo nome ao invés de me chamar de bispo/pastor/apóstolo.

- Juntamos o dinheiro dos fogos e do aluguel dos helicópteros e fizemos uma campanha do agasalho.

- Parei de chamar pessoas da igreja de “amados” e comecei realmente tentar amar sem força de expressão.

- Este ano o acampamento custará 40 reais. E se alguém não puder pagar, por favor vá do mesmo jeito.

- Paramos de cobrar a Dízimos e Ofertas e ajudamos a igreja a ter seus corações fiéis ao Senhor.

- Aprendi que ser pastor é ser amigo das pessoas e não mandar nelas.

- Aí percebemos que o dinheiro de viajar pra Israel poderia abençoar muitos irmãos. Por isso desistimos da viagem!

- Parei de buscar cargos ou liderança e viver um evangelho verdadeiro de Cristo!

- Consegui perdoar uma pessoa que não perdoo a anos. Sem contar que tenho me tornado menos orgulhoso.

- Deus me abençou e parei de fazer propaganda sempre que ajudo alguém.

- Libertação da religiosidade e sua filha, a mediocridade. Graças a Deus, isso está acontecendo comigo.

- Hoje não faço mais trocas com Deus. Sei agora que tenho que devo dar mais, não receber muito mais.

- Mediante a crise economica que viví, Deus me fez ver o quanto que não atendi as minhas prioridades. Obrigado Deus!

- Minhas orações ficaram mais corretas, agora não começo com a lista de pedidos e termino com declarações.

- Eu sou próspero de egoísmo, me ensina Senhor a ser pobre de espírito.

- Estamos gratos porque Deus nos impediu de fazer aquela reforma no prédio da Igreja. Aprendemos que isso não é prioridade!

- Abandonei o farisaísmo e adotei a transparência diante de Deus.

- Vamos fazer um almoço de domingo na igreja! Não irmão, não custará nada, afinal voce já pagou com suas ofertas!

- Deixei a oferta na minha carteira e corri pedir perdão pra aquele irmao que eu tinha ofendido.

- Parei de esperar o retiro pra eu mudar, e mudei hoje.

- E tivemos que deixar o prédio gigante mas hoje temos pequenos grupos refletindo a graça por toda a cidade.

- Aprendi contar minhas merdas e como tento superar pra um neófito, ao invés de tentar parecer um superespiritual.

- Não levamos mais pessoas à igreja de forma irregular a lei humana, mas a igreja irá até eles em amor e retidão.

- Não cantamos mais nos cultos as novas mentiras, mas sim as velhas verdades.

- Aprendemos que Deus tá no controle e que nao adianta querer dobrar a mão dele em oração, mas sim os nossos joelhos.

Para pensar um pouco! Fiquem na paz

8 comentários:

  1. Como sempre, muito oportuno seus artigos. Meu amigo Robson, eu fico meio que agoniado com o que vejo de testemunhos e seus anseios são como os meus. Penso que o testemunho segundo as Escrituras têm como base At 1:8, ou seja, a relação como o selo do Espírito para capacitação de anunciação. Então não tem a ver com necessariamente ter alcançado isso aquilo. Em outros textos, os testemunhos, apesar de um feito pessoal de Jesus, estavam sempre relacionados a grandeza de Cristo, seus consolo como sendo seu atributo revelado naquele instante e não a coisa feita em si. Um dos conceitos de teologia liberal, por exemplo, é o humanismo que leva as pessoas a negação dos valores reais da Bíblia quanto ao caráter de Deus. No séc. 17 e 18 o ateísmo ganha força por causa de inversão do conteúdo explicativo sobre a providência divina, que deveria estar no campo de cumprir os desígnios de Deus e não satisfazer alguma vontade dos homens. Essa inversão do testemunho é o resultado da impregnação desse humanismo e da filosofia ateísta, onde o homem é causa/efeito dele mesmo. Um trágico exemplo disto é que eu mesmo ouço em demasia o seguinte: "não se preocupe, vc tem sido fiel na igreja, Deus vai te honrar". Como se Deus se visse forçado a ser fiel por eu fui fiel. Se é assim, então ele está escravo da minha vontade, e isto é um principio do humanismo na sua principal e cruel faceta.

    ResponderExcluir
  2. Tá faltando em muitos crentes a convicção de que é pecador e que foi salvo (se é que foi salvo) somente pela graça de Deus, e que a salvação é a maior dádiva que recebemos desse Deus amoroso que poderia muito bem nos lançar no inferno e "não seria injusto se me deixasse perecer".

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    que blog com graça de Deus!
    Gostei muito dos post!
    São para se pensar mesmo!
    Vejo muitos testemunhos que só glorificam aos homens!
    Já seguindo!

    Beijos e fique com Deus

    www.jademarlla.tk

    ResponderExcluir
  4. PAZ DO SENHOR. AMEI ESSE POST O NOVO TESTAMENTO NOS ENSINA A AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PROXIMO COMO A SI MESMO. A VERDADE DA BÍBLIA ESTÁ NUM MODO SIMPLES DE SEGUIR A JESUS, ASSIM COMO ELE ERA SIMPLES; ANDOU NO MEIO DO POVO E NÃO SE DIFERENCIAVA NEM PELA ROUPA, NEM PELA APARENCIA.QUE O ESPÍRITO SANTO NOS DÊ SABEDORIA QUE VEM DO ALTO PARA TERMOS DISCERNIMENTO DO QUE É VERDADEIRAMENTE SERVIR A CRISTO NESTE TEMPO QUE O AMOR A CHAMADA PROSPERIDADE TEM TOMADO CONTA DA MAIORIA DAS PESSOAS, INCLUSIVE OS CRENTE. PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  5. Amado! a igreja está cada vez mais secular. Infelizmente!
    Gostaria de ver mais pessoas como nós, tendo esta reflexão.

    ResponderExcluir
  6. gostei! espero que quem leia bote em pratica para honra e Glória do Senhor Jesus !

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor irmão, concordo contigo. A grande lista dos testemunhos que citou como sendo a que gostaríamos de ouvir prova que falta bastante ainda para que vivamos de acordo com o exemplo de Jesus. Deus o abençoe, belo post.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nossa!!! com esse eu me empolguei!!!
    Posso colocar la no meu blog????? ( com os devidos créditos, claro!)
    Muito bommmmmmmmmmmm

    No Amor do Pai,
    Fabi Felix,
    A escriba do Rei

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...