segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ser membro de uma igreja é bíblico?




Quando pessoas se deparam pela primeira vez com a idéia de que ser membro de igreja é importante e necessário, muitos querem saber. “ Ser membro de igreja é importante? Onde posso encontrar isso na bíblia? “




Assim como outros aspectos da vida cristã, você não pode abrir no “ livro dos membros de igreja” ou em um capitulo que os publicadores intutularam “ Como se tornar membro de uma igreja”. A informação bíblica não é tão óbvia assim, mas a idéia de membresia está em quase toda a escritura.



Mark Dever, afirma :
Você já considerou quantas práticas e mandamentos dados à igreja no novo testamento perdem todo o seu sentido se a membresia não for importante, , visivelmente identificável e praticada? Eis algumas coisas essenciais ordenadas nas escrituras para a igreja local que perderiam o significado sem um conceito operacional de membresia.


Liderança eclesiástica




Duas passagens clássicas da bíblia moldam as qualificações que os lideres de igreja devem ter (1Tm 3.1-13; Tito 1.5-9). Além dessas qualificações, há mandamentos explícitos para líderes pastorearem o rebanho e os cristãos se submeterem aos seus líderes (Hb 13.17) . Mas, se não há membresia identificável, não há lideres para liderar.


  Disciplina eclesiástica




Em 1 Co 5, o apóstolo Paulo instruiu aqueles cristãos a expulsarem de sua comunhão um homem envolvido em imoralidade sexual. O senhor Jesus ordenou uma atitude semelhante em MT 18. 15-17 parte do motivo por que a bíblia ordena a disciplina eclesiástica é que distinções claras devem ser mantidas entre o povo de Deus, a igreja e o mundo ao seu redor (1Co 5. 9-13). Se não há nenhuma maneira pratica, visível de determinar quem pertence a igreja e quem pertence ao mundo, essa distinção se perde e expulsar da comunhão é impossível, visto q não há maneira real de está em comunhão.


Mantendo listas de votação




Há evidências q a igreja primitiva mantinha listas de votação, associadas aos seus membros. Por exemplo lista de viúvas eram mantidas (1Tm 5.9 ). Também cristãos de algumas igrejas votavam em favor de ações que eram realizadas. Foi a maioria que “votou” para remover o homem da membresia da igreja.



Portanto ainda que a bíblia não nos ofereça um tratado especifico, a membresia é uma verdade na totalidade das escrituras. A membresia não é menos importante nos nossos dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...